Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal

DFTrans suspende 36,4 mil cartões do passe livre especial

22.05.2018

 

 

Após o encerramento do recadastramento de beneficiários do +Especial, programa que garante gratuidade no transporte público a pessoas com deficiência (PcD), o Transporte Urbano do DF (DFTrans) suspendeu 36,4 mil cartões do sistema de bilhetagem dos usuários que não atualizaram o cadastro do benefício. Dos 64.224 usuários, somente 27,8 mil fizeram o recadastramento obrigatório.

 

“A partir do momento que não houve recadastramento decidimos fazer a suspensão porque não temos provas de que a pessoa que está cadastrada realmente precisa do benefício. Foi uma medida necessária tendo em vista que a gratuidade é subsidiada por recursos públicos”, apontou o Diretor-Geral do DFTrans, Marcos Tadeu de Andrade.

 

Os usuários com deficiência ou doença crônica do transporte público do DF, por lei, têm direito à gratuidade, mas o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, segundo a Lei Distrital 4.582, de 7 de julho de 2011. A última atualização de dados teve início em novembro de 2017, podendo ser feita pelo portal do Bilhete Único de Brasília ou em postos de atendimento do DFTrans. O recadastramento foi extendido duas vezes até a última sexta-feira (18/5), durando cerca de seis meses. Em janeiro, o DFTrans alertou que a perda do prazo acarretaria a suspensão do benefício.

 

O diretor-geral ressaltou que todas as pessoas que procurarem o posto de atendimento do DFTrans devem apresentar os documentos exigidos e, se tiverem o recadastramento aprovado, terão o benefício de volta. “A pessoa só terá o direito liberado quando a atualização cadastral for devidamente aprovada pela análise do DFTrans, o que leva até 20 dias úteis.”

 

Com a medida, o DFTrans estima uma economia de R$5 milhões por mês, resultando em um ganho de R$61 milhões por ano, que será investido na melhoria do sistema de transporte público do DF. Em 2017, o GDF investiu 108 milhões no benefício.

 

Matéria completa disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/05/22/interna_cidadesdf,682568/dftrans-suspende-36-4-mil-cartoes-do-passe-livre-especial.shtml

Transporte Urbano do Distrito Federal - Governo de Brasília

DFTRANS