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Cartão VT

Quem tem direito ao cartão Vale-Transporte

Este cartão é destinado aos funcionários que têm direito ao recebimento do vale transporte do seu empregador conforme a Lei nº 7.418/1985. O empregador tem a obrigação legal de fornecer os custos de deslocamento entre a residência e o seu local de trabalho.

Como cadastrar a sua empresa

A empresa deverá acessar o Sistema TDMAX, no site do DFTrans e clicar no link "Não Sou Cadastrado". O sistema irá abrir uma tela de cadastramento inicial da empresa. Ao término, clique em "Incluir" e o sistema irá enviar uma mensagem eletrônica para o e-mail cadastrado.

Como cadastrar os seus funcionários

Entre novamente no sistema, agora utilizando o "Login" e "Senha" enviado ao e-mail cadastrado e siga os passos que estarão dispostos na página inicial do sistema "Web Commerce".

"Fiz o cadastro dos funcionários da minha empresa e estou aguardando os cartões. Como saber o andamento do processo? Os cartões estão prontos?"

Verifique no Web Commerce através da opção compra. A situação do cartão está relacionada à coluna "Cartão", caso haja a informação "Sem Cartão" significa que o mesmo se encontra em fase de produção, caso contrário significa que ele está pronto.

Como retirar os cartões prontos e quem pode retirar

Em 60 dias, os cartões podem ser retirados no posto de atendimento do DFTRans localizado no Galeria dos Estados (confira os endereços dos postos) pelos titulares/responsáveis da empresa ou pelo titular do cartão, mediante a apresentação de documento oficial com foto.

"Recebi um cartão Vale-Transporte de um funcionário que não faz mais parte do meu quadro de colaboradores, o que devo fazer?"

É necessário devolver o cartão no posto de atendimento do DFTrans localizado no Galeria dos Estados (confira os endereços dos postos), evitando assim transtornos para a empresa e para o ex-colaborador (pagamento de taxa por não utilização do cartão).

"A opção de entrega de vale-transporte por correio é válida?"

Não.

Como trocar vale-transporte em papel por créditos no cartão eletrônico

O vale-transporte em papel deve ser utilizado antes do fim da validade impressa. Não haverá troca de vale-transporte papel por créditos. A validade está impressa no vale-transporte papel e o mesmo será aceito de acordo com essa data.

"Sou autônomo, como faço para receber o cartão vale-transporte?"

É necessário efetuar o cadastro em nosso site (WebCommerce), através do link "Não sou cadastrado", inicialmente informando seu CPF e informações pessoais. Após a aprovação cadastral, compareça ao posto de atendimento do DFTRans localizado no Galeria dos Estados (confira os endereços dos postos), e dirija-se aos caixas para retirar o cartão.

Como recarregar os cartões

Mediante "Recarga Embarcada", utilizando a ferramenta do "Web Commerce", que irá disponibilizar um boleto bancário para pagamento em qualquer agência da rede bancária. Após o pagamento do boleto pela empresa, o crédito estará disponível dentro dos ônibus (toda frota do Distrito Federal) em até 3 (três) dias úteis.

Como consultar o saldo do cartão

O saldo dos cartões só é verificado através do validador no ônibus. Caso o funcionário tenha alguma dúvida sobre o valor creditado em seu cartão, o mesmo deverá procurar o departamento de recursos humanos de sua empresa para maiores esclarecimentos.

"O funcionário entrou de férias e/ou está de licença médica e durante este período a empresa optou por não fornecer este benefício, como faço para não inserir créditos para ele?"

Basta não selecionar o nome do funcionário no momento em que estiver fazendo o processo de compra do mês.

O que fazer caso o funcionário seja demitido

O cartão deverá ficar com o funcionário, pois o mesmo é pessoal e intransferível, então basta desvinculá-lo de sua empresa, utilizando a ferramenta do "Web Commerce". Fazendo isso o funcionário não aparecerá mais no sistema.

"Sobraram créditos no cartão vale-transporte. Poderei trocá-los por dinheiro?"

Não, os créditos devem ser utilizados em sua totalidade.

Formas de pagamento

Boleto bancário em qualquer agência da rede bancária.

"Qual o horário de expediente para compra?"

Através de Boleto, conforme os horários de encerramento das atividades dos bancos.

Como cancelar o cartão (em casos de extravio, roubo ou danificação)

Compareça ao posto de atendimento do DFTrans localizado no Galeria dos Estados (confira os endereços dos postos), das 8h às 18h, com CPF e RG. É necessária, ainda, a apresentação do Boletim de Ocorrência do furto, roubo ou extravio, podendo ser o BO emitido pela delegacia eletrônica. Após 48 horas, dirija-se ao posto de atendimento do DFTrans localizado no Galeria dos Estados ou na Taguatinga (confira os endereços dos postos) com o documento de identificação para retirada de uma nova via do seu cartão, no setor de pós-venda. Será cobrado R$ 15,75 pelos custos operacionais.

 

2ª Via do Cartão

 

Para a retirada de 2ª via de qualquer tipo de cartão, o documento deverá ser bloqueado no posto da Galeria dos Estados ou no de Taguatinga. Após 48 horas do bloqueio, o usuário deverá comparecer ao posto de atendimento SBA/DFTrans na Galeria ou em Taguatinga munido de documento de identidade e CPF. É necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência do furto, roubo ou extravio, podendo ser o BO emitido pela delegacia eletrônica. Em todos os casos de 2ª via será cobrada uma taxa de R$ 15,75 a título de indenização para a substituição do cartão. O pagamento da 2ª via deverá ser realizado no BRB Conveniência, Conta Corrente nº 063-007146-2, em nome da DFTrans.

"Quem é o responsável pelo pedido de segunda via em caso de roubo, extravio ou danificações do cartão?"

O cartão é pessoal do funcionário, e somente ele poderá pedir a emissão da segunda via.

O que fazer quando o cartão apresentar problemas de leitura

O usuário deverá procurar o departamento de pós-venda pessoalmente no posto de atendimento do DFTrans localizado no Galeria dos Estados (confira os endereços dos postos), tendo em mãos o cartão e um documento de identificação (CPF e RG).

"Posso ter vários cartões?"

Não. Existirá um cartão único para cada pessoa, que poderá receber créditos de vários tipos (Vale-Transporte e/ou Cidadão).

Validade dos créditos no cartão Vale-Transporte

Os créditos são válidos por 365 dias a partir do carregamento, após essa data os créditos perderão a validade.

Quais os benefícios?

    • Maior economia para empresa, pois o benefício não poderá ser utilizado como papel moeda;
    • Maior agilidade para o embarque, reduzindo o tempo das viagens;
    • Melhor condição de entrega dos benefícios, visto que o sistema propicia a "recarga embarcada" no próprio interior dos ônibus;
    • Processo de compra pela internet com pagamento através de boleto de cobrança em qualquer banco;
    • Maior segurança para as empresas que não precisarão transitar com passes em papel entre o ponto de aquisição e o seu local de trabalho;
    • Proteção contra extravio ou roubo. Nesses casos os valores são restituídos ao funcionário, mediante a segunda via.
 

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