Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/20 às 17h52 - Atualizado em 14/02/20 às 18h22

Planaltina discute ampliação de linhas diretas para o Plano Piloto

COMPARTILHAR

Passageiros do Vale do Amanhecer e do Arapoangas são os principais beneficiados

 

A proposta de ampliação de viagens diretas de ônibus do Vale do Amanhecer e do Arapoangas ao Plano Piloto foi tema de audiência pública na Administração de Planaltina nessa quinta-feira (13). Cerca de 70 moradores acompanharam a apresentação feita por técnicos da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) para que as linhas 0.617, 616.2 e 0.643 passem a operar também no entrepico. Aprovadas pela comunidade, a previsão é de que as mudanças aconteçam a partir do dia 27 de fevereiro.

 

Assim, as linhas 600.7, 620.1 e 640.2, que ligam o terminal de Planaltina ao Plano Piloto fora dos horários de pico, continuarão operando, mas com ajustes nas viagens, já que alguns ônibus serão realocados para realizar o atendimento dos horários reativados no entrepico.

 

Já as circulares do Vale do Amanhecer e do Arapoangas não sofrerão alterações. Dessa forma, os passageiros poderão optar no entrepico pela viagem integrada ou realizar o trajeto direto para a Rodoviária do Plano Piloto ou W3 Norte e Sul, utilizando os novos horários que serão disponibilizados nas linhas 0.617, 0.643 e 616.2.

 

“Estamos atendendo a um pedido da população, ampliando as linhas diretas, para aumentar a oferta de viagens. No entanto, a integração não vai acabar, pois é um direito do passageiro escolher como quer ir para o seu destino”, afirmou o secretário Valter Casimiro aos moradores.

 

O secretário também informou à comunidade que o BRB, instituição responsável pela bilhetagem, vai ampliar os pontos de venda e recarga dos cartões para que os passageiros possam ter melhor acesso à integração.

 

A moradora do Vale do Amanhecer, Iara Rodrigues, diz que a reativação das linhas diretas nos horários de entrepico é positiva. “Encontros como esse é onde tenta se buscar um caminho para resolver os problemas, porque o usuário é quem pode apresentar soluções para resolvê-los”, acrescentou.

 

A moradora Rosângela Ferreira elogiou a iniciativa de se fazer uma audiência e também concordou com a ampliação dos horários das linhas diretas. “Ter linha direta é ótimo, mas continuar com a integração é bom também”, defendeu. A opinião é compartilhada por Leomar Antônio Ribeiro, outro participante da audiência. “A mudança, oferecendo linhas diretas e não tirando as que já existem, só vai trazer melhorias”, ponderou.

 

Melhorias

Durante a audiência, o secretário também enfatizou a modernização da fiscalização da frota de ônibus por meio do GPS, a fim de coibir furos de viagens da operadora que atua na região.A tendência é de que a gente tenha uma regularidade maior no serviço prestado”, complementou.

 

Nova licitação para construir abrigos em todo o DF; determinação às concessionárias de ônibus para aumentar a frota, principalmente nos horários de pico; e busca de financiamento para agilizar as obras do BRT Norte também foram elencadas pelo secretário como medidas tomadas pela Semob para melhorar o serviço aos passageiros.